Pensamento-em-Processo

com a diretora Lia Rodrigues. Mediação Christine Greiner (PUC-SP)
20/03,  de 10h às 11h | Local: Itaú Cultural

Diálogos Transversais

com Davi Kopenawa
18/3, ao final da apresentação | Local: SESC Belenzinho

Sinopse

O mito do fim do mundo, relatado pelo xamã yanomami Davi Kopenawa, diz que rompida a harmonia da vida no universo, o céu – no idioma yanomami entendido por “aquilo que está acima de nós” – desaba sobre todos os que estão abaixo e não apenas sobre os povos das florestas.  Diante de tantas catástrofes e barbáries que todos os dias nos assombram e emudecem, nesse contexto de drásticas mudanças climáticas escurecendo o futuro, o que nos resta a fazer? Como imaginar formas de continuar e agir?  O que cada um de nós pode fazer para, ao seu modo, segurar o céu? Os bailarinos da Lia Rodrigues Companhia de Danças dançam na Maré, no ritmo de máquinas e carros, helicópteros, sirenes, sob um calor escaldante, com chuva e tempestade, como uma oferenda e um tributo, para não desaparecer, para durar e para apodrecer, para mover o ar e para se expandir, para sonhar e para visitar lugares sombrios, para virar vagalume, para serem fracos e para resistir. Eles dançam para encontrar um jeito de sobreviver nesse mundo virado de cabeça para baixo. Dançar para segurar o céu. Para que o céu não caia…dançam.

Histórico

Lia Rodrigues nasceu em 1956 em São Paulo, onde se formou em ballet clássico e estudou História na Universidade de São Paulo. Após ter participado do movimento de dança contemporânea em São Paulo, nos anos 1970, integrou a CompagnieMaguy Marin (França) entre 1980 e 1982. De volta ao Brasil, fundou a Lia Rodrigues Companhia de Danças em 1990, no Rio de Janeiro, e desde então a Companhia se mantém em atividade durante todo o ano, com aulas, ensaios do repertório, e trabalho de pesquisa e criação, apresentando-se no Brasil e internacionalmente. Em 2003, a Lia Rodrigues Companhia de Danças foi convidada por Silvia Soter para colaborar com a Redes de Desenvolvimento da Maré, no Morro do Timbau, para onde transferiu suas atividades diárias, ajudando a construir e garantir a manutenção de local adequado para a dança, além de oferecer aulas e oficinas para jovens da comunidade e doar um grande acervo de vídeos de dança e livros. Em 2007, em parceria com a Redes da Maré, iniciou um novo projeto na comunidade da Nova Holanda:a criação do Centro de Artes da Maré, um lugar de partilha, convivência e de troca de saberes, direcionado à formação, criação, difusão e produção das artes. O CAM, além de ser a sede da Lia Rodrigues Companhia de Danças, abriga entre outras iniciativas a Escola Livre de Dança da Maré. Além dos espetáculos, a Companhia organiza e oferece palestras, debates e oficinas, destinadas tanto para iniciantes quanto para profissionais de dança.

Ficha Técnica

Criação e Direção: Lia Rodrigues
Assistente da Direção e Criação: Amália Lima
Dançado e Criado em Estreita Colaboração com: Leonardo Nunes, Gabriele Nascimento, Francisco Thiago Cavalcanti, Clara Castro, Clara Cavalcante, Dora Selva, Felipe Vian, Glaciel Farias, Luana Bezerra, Thiago de Souza com a participação de Francisca Pinto
Dramaturgia: Silvia Soter
Colaboração Artística e Imagens: Sammi Landweer
Criação de Luz: Nicolas Boudier
Produção/Consultoria de Projetos: Claudia Oliveira
Programação Visual: Monica Soffiati
Secretaria: Glória Laureano
Professores: Amalia Lima e Sylvia Alcantara
Estudantes/Estagiários: Juliana Gonçalves e João Rios
Produção-difusão internacional:ThérèseBarbanel / LesArtscéniques
Residência de criação: HELLERAU-European Center for the Arts Dresden/Germany
Coprodução: Festival d’Automne à Paris/France; Centquatre, Paris/ France; HELLERAU Europäisches Zentrum der Künste Dresden/ Germany; Kampnagel, Hamburg/Germany; HAU Hebbel am Ufer, Berlin/Germany; Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main/ Germany; tanzhaus nrw, Düsseldorf/Germany; Fundação Federal de Cultura da Alemanha; Montpellier danse Festival/France, SESC-SP
Patrocínio:
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura e Globo (projeto ISS)

Em parceria com o Centro de Artes da Maré e Redes da Maré

Uma realização da Lia Rodrigues Companhia de Danças

Para que o Céu Não Caia foi concebido no Centro de Artes da Maré, Rio de Janeiro, Brasil, entre 2015 e 2016.

Centro de Artes da Maré, um projeto da Lia Rodrigues Companhia de Danças e Redes da Maré

Agradecimentos a Layla Bucaretchi e ao Núcleo 2 de formação continuada da Escola Livre de Dança da Maré: Andrey da Silva Pereira, Daniele Pereira Rodrigues, Diego Farias Alvas da Cruz, Felipe da Costa Santos, Gustavo Glauber dos Santos Vieira, Ingrid de Castro Santos, Jeniffer Rodrigues da Silva, Juliana Gonçalves, Karolline da Silva Pinto, Luciana Barros Ferreira, Luyd de Souza Carvalho, Marllon Araujo, Raquel Alexandre David da Silva, Ricardo Xavier, Sidney Rafael Galdino dos Santos.