Antonio AraujoAntonio Araujo
Idealização e Direção Artística

Diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Encenou os seguintes espetáculos: O Paraíso Perdido (1992); O Livro de Jó (1995); Apocalipse 1,11 (2000); BR-3 (2006); História de Amor: últimos capítulos (2007); a ópera Dido e Enéas (2008); Bom Retiro 958 Metros (2012), a ópera Orfeo e Euridice (2012), Dire Ce Qu’on ne Pense pas Dans des Langues Qu’on ne Parle Pas (2014); Patronato 999 Metros (2015), entre outros. Ganhador do prêmio Golden Medal (Medalha de Ouro) de Melhor Espetáculo para a peça BR-3 na Quadrienal de Praga 2011. Foi cocurador do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo; do Rumos Teatro e do Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM).

Guilherme MarquesGuilherme Marques
Idealização e Direção Geral de Produção

Produtor, gestor cultural e ator. É diretor-geral e idealizador do Centro Internacional de Teatro Ecum – CIT Ecum, coordenador-geral do Encontro Mundial das Artes Cênicas (ECUM) e do Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. Realizou coordenação, produção e/ou consultoria artística de diversos festivais artísticos nacionais e internacionais, entre eles: Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT/BH); Festival Internacional de Dança de Belo Horizonte (FID); 1ª Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte; Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN); Festival Internacional de Teatro do Mercosul (Argentina); Festival Internacional de Teatro de Caracas (Venezuela); Inverno Cultural de São João del Rei; Projeto Imagem dos Povos e Encontro de Artes Cênicas em Araxá.


Jenia KolesnikovaJenia Kolesnikova
Relações internacionais

Pesquisadora e crítica teatral, curadora de projetos internacionais.

Natália MachiaveliNatália Machiaveli
Assistência de relações internacionais e coordenação de produção dos Eixos Reflexivo e Pedagógico 

Artista, musicista e produtora, formada em audiovisual na Academia de Arte Gerrit Rietveld, em Amsterdã. Em 2011, dirigiu o curta Troca o Trópico, exibido nos principais festivais de cinema da Holanda. Criou e produziu as animações Will, Planta, Metamorfoses e It Trims, este último premiado no festival Curtacom em 2012. Além de dirigir, Natália é responsável pela composição das trilhas sonoras dos filmes, marca principal de seu trabalho. Desde 2013, trabalha como produtora e relações internacionais na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp.

Rafael SteinhauserRafael Steinhauser
Relações institucionais

Formado em Engenharia Aeroespacial e Artes Cênicas, é ator e membro da Companhia da Memória, diretor executivo do Centro Internacional de Teatro – CIT-Ecum e presidente da Qualcomm para América Latina.

Carminha GongoraCarminha Gongora
Relações públicas

 

Márcia MarquesMárcia Marques
Coordenação de assessoria de comunicação

Relações Públicas, é sócia-diretora da Canal Aberto Assessoria de Imprensa e atua desde 1993 na área cultural.

Daniele ValérioDaniele Valério
Assistente de assessoria de comunicação

Assessora de imprensa formada na Universidade Nove de Julho. Trabalha na Canal Aberto Assessoria de Imprensa.

José Augusto Vieira de AquinoJosé Augusto Vieira de Aquino
Assessoria jurídica

Advogado especialista em direito empresarial, está à frente da empresa Vieira de Aquino e Degani Sociedade de Advogados.

Silvia FernandesSilvia Fernandes
Curadoria de Olhares Críticos

Professora titular do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma escola. É pesquisadora do CNPq e coeditora da revista Sala Preta. Seu último livro, Théâtres Brésiliens. Manifestes, mises en scène, dispositifs, organizado com Yannick Butel, foi publicado pelas Presses Universitaires de Provence em 2015.

MencarelliFernando Mencarelli
Curadoria de Olhares Críticos

Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador CNPq e diretor teatral. Pós-Doutoramento em Teatro/Universidade Sorbonne Nouvelle. Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Artes. Membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais. Consultor pedagógico do Centro Cultural Galpão Cine-Horto, do Grupo de Teatro Galpão. Pesquisador da Maison des Sciences de L´Homme Paris Nord (Paris/França). Diretor artístico associado do Centro Internacional de Teatro Ecum. É cocurador de Olhares Críticos da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Leda Maria Martins
Curadoria do ciclo de debates internacional Discursos sobre o Não Dito

Poeta e ensaísta; pós-doutora em Performance Studies, na New York University (NYU),Tisch School of the Arts; em Rito, Dramaturgia e Teatralidade, na Universidade Federal Fluminense; e em Teorias da Performance, na NYU, Tisch School of the Arts; doutora  em Estudos Literários pela UFMG; mestre em Artes, na Indiana University; e graduada em Letras pela UFMG. Atualmente, é professora associada da UFMG. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FALE/UFMG (Pós-Lit/UFMG), de 2010 a 2012, e é diretora de Ação Cultural da UFMG desde 2014.

Eugênio Lima
Curadoria do ciclo de debates internacional Discursos sobre o Não Dito

Nascido em Recife (PE), é DJ, ator-MC, diretor, pesquisador da cultura afro-diásporica, professor de sonoplastia da Escola SP de Teatro, membro Fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro. Diretor de Ainda Numa Terra Estranha (2014) e A Imagem Construída e Construção da Imagem (2009-2010) da companhia Os Crespos. Vencedor do prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro de melhor projeto sonoro em 2012 por Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira. Vencedor do prêmio Shell de música em 2006 por Frátria Amada Brasil – Pequeno Compêndio de Lendas Urbanas.

José Fernando Azevedo
Curadoria do ciclo de debates internacional Discursos sobre o Não Dito

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2000) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor da Escola de Arte Dramática da ECA/USP e diretor e dramaturgo do grupo teatral Teatro de Narradores. Tem experiência na área de Filosofia e Teatro. Dedica-se a pesquisa teatral.

Maria Fernanda Vomero Maria Fernanda Vomero
Curadoria das Ações Pedagógicas

Jornalista formada pela ECA-USP, mestranda em Pedagogia do Teatro pela mesma universidade, com especialização em documentários pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e pela Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha. Dedica-se a projetos socioculturais, que unam artes cênicas, educação e direitos humanos, tendo investigado iniciativas em países em situação de conflito, como Palestina, Bósnia e El Salvador. Atua como pesquisadora-provocadora na Companhia de Teatro Heliópolis e no Grupo Garagem 21, ambos de São Paulo. Integrou o elenco do espetáculo La Bola d’Or (2011), do coletivo catalão Planeta 15, durante a feira internacional de teatro de Tàrrega. Em 2015, participou da performance coletiva conduzida pela mexicana Jesusa Rodriguez nas ruas de San Cristóbal de las Casas, em Chiapas, como parte de um projeto do Hemispheric Institute of Performance and Politics.

Andreia DuarteAndreia Duarte
Assistência de coordenação dos Eixos Reflexivo e Pedagógico

Atriz, professora e produtora em artes cênicas. Mestre em Teatro, com pesquisa teórica e prática no campo da atuação, da performatividade e do teatro físico. Atualmente está construindo o solo Gavião de Duas Cabeças, com a direção de Juliana Pautilla.

Soraya BelusiSoraya Belusi
Coordenação da Prática da Crítica

Jornalista, crítica e pesquisadora teatral. Mestra em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. Atuou durante oito anos como repórter especializada em artes cênicas no jornal O Tempo (BH) e colabora com diversos veículos do país, com artigos publicados no Estado de Minas, Folha de S.Paulo, Bravo!, Sala Preta, dentre outras. É cofundadora e editora do blog Horizonte da Cena (horizontedacena.com.br) e trabalha como crítica convidada de importantes festivais pelo país. Assinou a curadoria do projeto Conexões, de Ocupação da Funarte-MG, em 2015, em parceria com Luciana Romagnolli.

lucianaLuciana Eastwood Romagnolli
Edição e supervisão de conteúdo editorial

Jornalista, crítica de teatro, especialista em Literatura Dramática e Teatro pela UTFPR (2009), mestre em Artes pela EBA-UFMG (2013) e doutoranda em Artes Cênicas pela ECA-USP. Atuou como repórter e redatora nos jornais O Tempo (MG) e Gazeta do Povo (PR). É cofundadora e editora do site Horizonte da Cena (horizontedacena.com) e integrante da DocumentaCena – Plataforma de Crítica, pelos quais realiza cobertura crítica de diversos festivais pelo país. Coordenadora de Crítica do Janela de Dramaturgia, em Belo Horizonte. Foi curadora da ocupação Conexões na Funarte-MG, em 2015, em parceria com Soraya Belusi. Membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT), afiliada à UNESCO.

cassiaCássia Andrade
Coordenação do Cabaré

Produtora cultural, formada em Produção Cultural pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e Arte: história, crítica e curadoria PUC – SP (cursando). Atua em produção e curadoria no Brasil nas áreas de teatro, música erudita e popular, arte‐educação, artes visuais, festivais, eventos culturais, conferências, captação de recursos, captação de processo de criação e produção executiva para vídeo publicitário, documentário para TV e no departamento de RTV em agência de publicidade. Foi sócia na produtora de áudio Mondo• com foco em produção de áudio para rádio, cinema e TV.

Rachel BrumanaRachel Brumana
Coordenadora de produção

Produtora cultural. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp. Foi assessora cultural do Istituto Italiano di Cultura SP e coordenadora de eventos do Istituto Europeo di Design de São Paulo. Com a Substância Produções Artísticas, fundada em 2008, realiza a concepção, curadoria e produção de projetos, mostras, espetáculos teatrais e musicais. Destacam-se  os espetáculos , Babel, O Bosque, a exposição Grimm Agreste e a colaboração com companhias internacionais como Fanny & Alexander, Teatro Linea de Sombra e LAminimAL Teatre Sistèmic. Integra o núcleo de pesquisa em artes integradas Societá Anonima deii Lavoratori del Mare.

1-andrebollAndré Boll
Coordenação técnica

Iluminador e diretor técnico de festivais de arte e de turnês de companhias estrangeiras no Brasil.  

Fernanda GuedellaFernanda Guedella
Assistente de coordenação técnica

Formada em Iluminação pela SP Escola de Teatro e em Artes Plástica pela Universidade de Buenos Aires.

 

Leonardo DevittoLeonardo Devitto
Coordenação de logística

Ator formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP) e produtor do Núcleo Corpo Rastreado.


patricia-cividanesPatrícia Cividanes
Projeto gráfico

Designer gráfica e fotógrafa. É idealizadora e editora da revista Antro Positivo, publicação digital sobre teatro e política cultural desde 2012. Diretora de arte desde 1999, atuou em agências de publicidade, até 2006, e em design editorial pelas editoras Abril, Trip e Globo até 2015. Foi artista residente na Cité des Arts, em Paris, e indicada ao Prêmio Sergio Motta de Artes e Novas Mídias. Expôs seus trabalhos em São Paulo, França e Turquia. Atualmente mantém um estúdio de design que leva seu nome, especializado em materiais gráficos e sites para teatro, cinema, música e artes.

Hiago Marques
Produção de montagem dos espetáculos

Ator formado pela Escola de Teatro – PUC Minas e produtor na Olhares Instituto Cultural.

 

Patrícia RabbatPatrícia Rabbat
Coordenação de cenografia

Arquiteta formada pela FAU-USP em 1998. Trabalha há 20 anos como cenógrafa em diversas áreas: teatro, dança, projetos de exposição, programas de televisão, eventos corporativos, eventos culturais, dentre outras. Atuou como cenógrafa e coordenadora de arquitetura em três edições da Flip e, ultimamente, tem feito projetos de expografia para o Itaú Cultural (Ocupação Angeli e exposição Fotonovela: Sociedade/ Classes/ Fotografia) e Sesc (exposição ECO_ Encontro de  coletivos fotográficos Ibero-americanos).