MITsp

Parceiros

Itaú Cultural

Inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade para gerar experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras.

Essa é a missão do Itaú Cultural, definida a partir de diretrizes do grupo Itaú Unibanco – que reconhece a cultura como elemento fundamental na formação do pensamento crítico de um povo, valoriza manifestações que fortalecem a identidade brasileira por meio da arte e implementa ações de preservação e disseminação de informações sobre arte e cultura, acervos de artistas e eventos culturais.

Dessa forma, o Itaú Cultural apoia experiências do panorama contemporâneo, como a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que promove a circulação de importantes espetáculos internacionais na cidade e uma série de ações – debates, fóruns e intercâmbios – que inspirarão e transformarão as artes cênicas brasileiras.

Inaugurado em 1987, o Itaú Cultural tem sede em São Paulo e abriga uma diversidade de atividades, sempre gratuitas, de exposições a cursos, que ultrapassam a marca de 5 mil e contabilizam a frequência de mais de 6 milhões de pessoas. As ações exploram diversas possibilidades, como pesquisa e produção de conteúdo ou mapeamento, incentivo e difusão de manifestações artístico-intelectuais, a exemplo do programa Rumos, que selecionou nos últimos 15 anos 1.130 artistas e, em 2013, passou por um processo de renovação apontando para novos caminhos no campo do fomento à produção artística e cultural brasileira.

Entre outras iniciativas, o Itaú Cultural mantém enciclopédias virtuais que tratam de áreas de expressão como artes visuais e teatro – uma obra de referência com 6 mil verbetes e 12 mil imagens e cerca de 13 milhões de acessos ao ano. O instituto também promove o projeto Ocupação, destacando o trabalho de artistas referenciais brasileiros por meio de mostras e da recuperação e preservação de acervos.

Desde 2011, o Itaú Cultural é gestor do Auditório Ibirapuera – através de convênio com a Secretaria Municipal da Cultura –, onde promove semanalmente espetáculos, gratuitos ou com ingressos populares, e mantém uma escola de música para jovens.

Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo

O intercâmbio cultural, realizado por meio de festivais e mostras internacionais, tem se mostrado de grande importância para a universalização das diversas vertentes da cultura em todo o mundo. Por isso, a Secretaria de Estado da Cultura fica muito contente em estabelecer parcerias com eventos como a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – que divide nossa preocupação em promover atrações culturais de qualidade para o maior número de pessoas.

Ao longo de uma semana, o público terá acesso a espetáculos inéditos no país – vindos de diferentes regiões do mundo. Dessa forma, o que buscamos é oferecer entretenimento e diversão para a população, assim como novas experiências no campo da arte.

Com peças de companhias reconhecidas e expoentes da dramaturgia internacional, celebramos a realização da 1ª Mostra Internacional de Teatro, que leva atrações variadas a centros culturais e teatros espalhados pela cidade de São Paulo.

Desejamos a todos um ótimo espetáculo!

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo é parceira na realização da MITsp, importante evento de teatro, que reunirá nomes significativos do cenário internacional contemporâneo.

A cidade de São Paulo tem vocação e tradição para o teatro, nos últimos 10 anos, é referência da cena experimental e de grupo, celeiro de uma vasta produção plural e de reconhecida qualidade estética. Isto pode ser dimensionado através da oferta de espetáculos em cartaz, da revitalização dos teatros, da ampliação dos espaços teatrais e culturais espalhados pelas regiões.

A MITsp traz, além da Mostra Internacional de Espetáculos, atividades especiais como o Fórum de Encontros, Olhares Críticos e Intercâmbio Artístico, propiciando não só a fruição como também espaços de aperfeiçoamento e troca de experiências entre artistas de nacionalidades e formações diferentes com os artistas locais.

Os espetáculos acontecerão em diversos locais, incluindo o Centro Cultural São Paulo e os Teatros João Caetano e Cacilda Becker. A programação é toda gratuita, garantindo o total acesso dos interessados.

Vivo

A Telefônica | Vivo apoia iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. Patrocina projetos inovadores que tragam conhecimento, diversidade, empreendedorismo, criatividade e que tenham a capacidade de conectar ideias e pessoas em novas experiências.

Acreditamos no poder dos patrocínios para incentivar projetos que tragam grande contribuição para transformar a realidade do país, além de reforçar relacionamentos já existentes e construir novos.

Como parte de seus projetos de disseminação da cultura, está o Vivo EnCena: uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Sesc

NOVAS JANELAS, OUTROS OLHARES

O Brasil, de um modo geral, e a cidade de São Paulo, de maneira particular, têm se tornado cada vez mais um vibrante pólo de pesquisa e difusão artística. A metrópole, que tem uma agenda cultural das mais pulsantes do país, abriga neste ano a 1ª Mostra Internacional de Teatro, programação composta por espetáculos, encontros, debates e outras atividades complementares. Tal iniciativa oferece sua contribuição aos artistas locais – que se beneficiam com a possibilidade de intercâmbio com profissionais importantes das artes cênicas – e ao público, que tem a oportunidade de conhecer e se aproximar desta produção, a partir de um recorte curatorial composto por criações de relevância na cena contemporânea.

Atento a essa movimentação, o Sesc promove a realização e circulação de iniciativas distintas – espetáculos e atividades de desenvolvimento artístico – em suas Unidades no estado de São Paulo. Estas ações permanentes pretendem estimular o contato com novas obras e investigações nas linguagens da dança, circo e teatro, apresentando propostas de diferentes estéticas e apoiando projetos de caráter inovador e em permanente diálogo com a tradição.

Ao realizar a 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, em conjunto com o Centro Internacional de Teatro Ecum e demais instituições parceiras, o Sesc reforça seu comprometimento com as questões relacionadas à educação não formal e à democratização do acesso às diversas formas de manifestação artístico-cultural, incentivando a participação crítica e ativa do cidadão em sua sociedade e proporcionando a reflexão sobre assuntos da atualidade, traduzidos cenicamente.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc em São Paulo


parceiros-MITsp-cartelao-25-02

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM

RECENTES

TWITTER


LIKE

FACEBOOK

FALE CONOSCO

Contatos

Perfis Sociais