MITsp

Intercâmbio Artístico

O eixo Intercâmbio Artístico prevê encontros práticos de criação entre artistas internacionais e brasileiros para a realização de experimentos cênicos. Uma prática que privilegiará a troca de experiências interculturais com foco na criação em colaboração.

Nesta primeira edição da MITsp, o convidado é o artista inglês Simon McBurney, diretor artístico e cofundador da companhia Complicite. Junto com o designer sonoro Gareth Fry, também integrante do grupo, ele ministrará o workshop “A Criação Cênica a partir de Elementos Sonoros”, cujo experimento resultante será compartilhado com o público no último dia do workshop.

Por outro lado, será convidado um especialista para documentar esse processo de trabalho, exercendo uma atividade de crítica processual. A proposta é que os relatos agrupados sejam posteriormente publicados na próxima edição da MITsp, ampliando o alcance e o compartilhamento de tais intercâmbios artísticos.

Simon McBurney também conversará com o público sobre seu trabalho na companhia Complicite, no dia 8 de março, às 17h, no Itaú Cultural. As senhas serão distribuídas 30min antes do início da palestra.

Coordenação: Ruy Cortez

WORKSHOP “A CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DE ELEMENTOS SONOROS”

Ministrado por Simon McBurney, diretor artístico da companhia Complicite e pelo designer sonoro Gareth Fry, o workshop terá duração de quatro dias e investigará modos de criação cênica que tem elementos sonoros como ponto de partida.

O workshop irá mostrar de que forma uma abordagem do som como elemento condutor da encenação pode ser usada como caminho para a criação de espaços, atmosferas, personagens e emoção no palco. A oficina vai também explorar de que maneira o trabalho com o som pode encorajar a adoção de um senso ampliado de conexão e escuta entre o ator e o palco.

Período

Dias: 06, 07, 08 e 09 de Março
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade 
Horário: de 10h às 18h

Vagas

20 participantes

Perfil dos Participantes

O workshop destina-se a artistas com experiência profissional. Foi projetado para grupos mistos de atores, performers, bailarinos, diretores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas e outros criadores cênicos. Nenhuma experiência prévia com o som é necessária, porém, todos os participantes deverão estar disponíveis para atuar em cena e estarem aptos a realizar trabalhos físicos.

Histórico

Complicite

Desde que foi fundada, em 1983, por Simon McBurney, Annabel Arden e Marcello Magni a companhia britânica Complicite (originalmente batizada como Théâtre de Complicité) tem rodado o mundo e colaborado para moldar a paisagem do teatro contemporâneo. Ao longo de seus 30 anos, a companhia tem realizado um trabalho contínuo de experimentação e colaboração, ao trabalhar com grupos como Royal National Theatre, Los Angeles Philharmonic Orchestra, De Nederlandse Opera, Pet Shop Boys, entre outros. Com uma linguagem responsável por romper fronteiras das áreas artísticas, a Complicite se caracteriza por um estilo inimitável de teatro visual, que enfatiza imagens fortes, corporais, poéticas e surrealistas. Um dos eixos centrais da companhia é o premiado programa “Creative Learning”, que reflete e alimenta a produção artística através de workshops, desenvolvimentos profissionais e projetos participativos. O Complicite trabalha numa perspectiva que no contexto anglo-saxônico é denominada “Devised Theater”, que se caracteriza pela experimentação e criação cênica realizada coletivamente, sem necessariamente partir de uma dramaturgia prévia.

WWW.COMPLICITE.ORG

Simon McBurney

Diretor artístico e cofundador da companhia Complicite, Simon McBurney é ator, escritor e diretor, tendo participado de mais de 30 produções do grupo. Seus trabalhos recentes incluem “A flauta mágica” (2013), para a De Nederlandse Opera, “O mestre e a margarida” (2011) e “A disappearing number” (2007). McBurney é também conhecido por trabalhos como “Todos eram meus filhos” (com Diane Wiest e Katie Holmes, na Broadway) e “A resistível ascenção de Arturo Ui” (com Al Pacino, em Nova York). Como ator, McBurney já atuou em filmes como “Jane Eyre”, “A duquesa” e “O último Rei da Escócia”. Em 2009, foi premiado como melhor diretor no Yomiuri Theatre Award Grand Prize, pelo espetáculo “Shun-kin”. Em 2012, tornou-se Artista Associado no Festival de Avignon. 

Gareth Fry

O designer sonoro Gareth Fry é formado pela Central School of Speech and Drama. Dentre os trabalhos realizados para a Complicite, estão os espetáculos “O mestre e a margarida”, “Fim de jogo”, “Mnemonic”. Responsável pela criação dos efeitos sonoros da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, já ganhou duas vezes o Olivier Award: em 2007, por seu trabalho no espetáculo “Waves” e em 2009, com “Black Watch”.

WWW.GARETHFRY.CO.UK

Inscrição e Seleção

1. As inscrições para o workshop deverão ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2014
2. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro e os candidatos serão avisados por e-mail pela MITsp.
3. A inscrição para o workshop é gratuita e só será efetivada após o resultado da seleção. Os participantes serão selecionados através de análise do currículo e da carta de motivação.
4. Se o candidato selecionado não oficializar sua inscrição até o dia 26 de fevereiro, a vaga será disponibilizada para os selecionados da lista de excedentes, na ordem de classificação.
5. O candidato selecionado deverá cumprir frequência integral no workshop, respeitando o horário de inicio e término do mesmo.

Importante:
Por realizar suas atividades de forma gratuita, através de financiamento público, a MITsp tem como objetivo o efetivo preenchimento de todas as vagas oferecidas. Portanto, antes de se inscrever, esteja certo de que poderá comparecer integralmente ao workshop.

Lista dos artistas selecionados para o workshop
“ A Criação Cênica a partir de Elementos Sonoros” com Simon McBurney e Gareth Fry

  • Andre Guerreiro Lopes
  • Arthur Ribeiro
  • Beth Lopes
  • Donizeti Mazonas
  • Eduardo Moreira
  • Elisa Band
  • Esio Magalhaes
  • Gilda Nomacce
  • Gregory Slivar
  • Isabel Kowarick
  • Joana Levi
  • Luciano Chirolli
  • Miguel Caldas
  • Miriam Rinaldi
  • Ondina Clais
  • Pedro Granato
  • Raul Teixeira
  • Rodrigo Batista
  • Rodolfo Vaz
  • Sylvia Prado
Compartilhar:

PROGRAMAÇÃO

cartela-home

RECENTES

TWITTER


LIKE

FACEBOOK

FALE CONOSCO

Contatos

Perfis Sociais