MITsp

Manutenção do CIT-Ecum é debatida no Fórum de Encontros

Construir uma mesa coletivamente. Essa foi a ação que serviu como ponto de partida para as atividades do Fórum de Encontro, eixo da MITsp que teve coordenação e curadoria de Eleonora Fabião e Igor Dobricic. Com aproximadamente 25 participantes – entre artistas e estudantes de teatro e dança – a atividade, que foi batizada como –— encontros –—, partiu do trabalho denominado Table Talks, elaborado por Igor desde 2009, para instaurar na MITsp um espaço de aproximação e troca entre criadores de diversas cenas contemporâneas.

Com dois dias de duração (11 e 12), a atividade dialogou diretamente com o espaço onde ocorreu – o CIT-Ecum – já que a dinâmica de trabalho do Table Talks visa literalmente construir uma mesa a partir de materiais encontrados nos lugares onde a atividade acontece. Assim, objetos que remetem à memória do imóvel que hoje abriga o CIT-Ecum – como o antigo letreiro do Teatro Fábrica (que funcionou ali a partir de 2004, antes de ser substituído pelo Teatro Coletivo e, posteriormente pelo CIT-Ecum) – foram agregados à construção da mesa.

A relação com a materialidade do espaço e com a sua história detonou no grupo uma reflexão política, já que atualmente o CIT-Ecum corre o risco de fechar suas portas por conta da especulação imobiliária da região: os proprietários pedem que o imóvel seja desocupado até julho deste ano. “Ficamos muito tocados com a situação de um teatro que pode estar indo para o buraco. Percebo que existe uma impossibilidade de manutenção de lugares destinados ao encontro em São Paulo, pois se eles não correspondem à logica de mercado, são eliminados. Também faço parte do Movimento Parque Augusta e vejo que a especulação imobiliária tem minado qualquer possibilidade de espaço público destinado ao encontro nessa região”, alerta Ana Dupas, artista visual e gestora do Como Clube.

A mesa construída no encontro serviu também para abrigar outra proposta da atividade: o ato de preparar e degustar uma refeição coletivamente. Reunidos à mesa, os participantes almoçaram juntos nos dois dias do encontro e foram ainda convidados a elaborar e responder perguntas uns aos outros. “A ideia de ‘encontros’ – assim, no plural e com um grande travessão –  tem uma função muito interessante dentro da mostra, já que nela os encontros acontecem naturalmente.  Mas aqui a gente se encontra para escovar a contrapelo essa dinâmica que já é inerente às artes cênicas,  queremos colocar uma lente de aumento nessa questão”, ressalta Eleonora Fabião.

Ao final da atividade, os participantes decidiram escrever um texto coletivo que faça um alerta público para a situação do CIT-Ecum e instaure a reflexão sobre os espaços de encontro na cidade de São Paulo. Em breve, o material será publicado no site da MITsp.

* Veja as imagens da atividade na galeria de fotos deste site e leia mais sobre o eixo Fórum de Encontro no item ‘Programação’.  

 

 

Share
Compartilhar:

cartela-home

RECENTES

TWITTER


LIKE

FACEBOOK

FALE CONOSCO

Contatos

Perfis Sociais