MITsp

Apresentação

A MITsp é uma Mostra Internacional de Teatro, cuja primeira edição acontece entre 8 e 16 de março de 2014 na cidade de São Paulo. A programação, totalmente gratuita, inclui apresentação de espetáculos internacionais, diálogos críticos, fórum de encontros e espaço para intercâmbio artístico.

Desde o fim dos históricos festivais de teatro criados e coordenados por Ruth Escobar, a capital paulista tem sido privada de um evento internacional de teatro. Tais festivais foram importantes não apenas para a cena paulistana, mas tornaram-se referência para artistas, teóricos, pesquisadores e curadores de todo o país.

A ideia de criar a MITsp surgiu do encontro entre Antonio Araujo, diretor do Teatro da Vertigem, e Guilherme Marques, diretor geral do CIT-Ecum – Centro Internacional de Teatro Ecum. Juntos, idealizaram um evento que pudesse oferecer à cidade uma amostragem do que vem sendo realizado internacionalmente na cena contemporânea. Comprometido com a inovação e a pesquisa de ponta nas artes cênicas, o evento se apoiará em quatro eixos estruturantes:

Mostra de Espetáculos Internacionais

Uma grade de programação composta de espetáculos centrados na experimentação e na investigação que, no conjunto, são capazes de traduzir aspectos relevantes da cena atual e funcionar como núcleos irradiadores em torno dos quais as demais atividades da MITsp dialogarão.

Interessa reunir, a cada edição da mostra, obras significativas que estejam investigando ou afirmando a linguagem cênica e a ideia de teatralidade, ao lado de trabalhos que questionem o próprio campo, valendo-se de outras linguagens artísticas, de contaminações e hibridismos.

Olhares críticos

A MITsp prevê uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora. Uma delas é o encontro público com artistas participantes desta edição, com foco nos processos criativos de seus respectivos espetáculos. A trajetória desses artistas também será visitada através de palestras e ciclos de vídeos sobre o conjunto de sua obra. Outra ação prevista é a publicação de um programa-livro, com entrevistas e ensaios sobre os espetáculos e artistas da Mostra.

Ao final de uma das sessões de cada espetáculo, haverá uma conversa entre pensadores e artistas de diferentes áreas sobre o trabalho apresentado. A Mostra terá também um debate sobre os limites e alcances da crítica teatral hoje, assim como a publicação de críticas diárias sobre os espetáculos da programação, escritas por críticos convidados.

Fórum de encontros

A MITsp prevê um espaço de encontro, com dois dias de duração, entre artistas e técnicos cênicos estrangeiros e brasileiros, a fim de que possam discutir problemas e questões relativos ao fazer teatral em diferentes contextos culturais.

Intercâmbio Artístico

Serão promovidos encontros práticos de criação entre artistas internacionais e brasileiros para a realização de experimentos cênicos. Uma prática que privilegiará a troca de experiências interculturais com foco na criação colaborativa.

Por outro lado, será convidado um especialista para documentar esse processo de trabalho, exercendo uma atividade de crítica processual. A proposta é que os relatos agrupados sejam posteriormente publicados na próxima edição da MITsp, ampliando o alcance e o compartilhamento de tais intercâmbios artísticos.

Os quatro eixos estruturais acima expostos compõem o corpo da Mostra e estabelecem um diálogo entre si. Todas as atividades deles decorrentes acontecerão durante a própria duração da Mostra, com exceção do intercâmbio artístico, que terá início no dia 6 de março, antes da abertura da MITsp.

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM

cartela-home

RECENTES

TWITTER


LIKE

FACEBOOK

FALE CONOSCO

Contatos

Perfis Sociais